Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estg de Remo e Dest de Atft Expl
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estg de Remo e Dest de Atft Expl

  • Publicado: Segunda, 19 Agosto 2024 13:52
  • Última Atualização: Segunda, 19 Agosto 2024 17:14

9º BATALHÃO DE SUPRIMENTO REALIZA ESTÁGIO DE REMOÇÃO E DESTRUIÇÃO DE ARTEFATOS EXPLOSIVOS

 

Campo Grande (MS) – no período de 12 a 16 de agosto, o 9º Batalhão de Suprimento (9º B Sup), organização militar diretamente subordinada (OMDS) ao 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log), sediou o Estágio de Remoção e Destruição de Artefatos Explosivos (Etg RDAE), realizado pela primeira vez no Comando Militar do Oeste.

 

Com o objetivo de capacitar os militares do CMO na identificação e destruição de artefatos explosivos, sobretudo os restos de guerra capturados do inimigo, os engenhos falhados e aqueles estocados que perderam a possibilidade de serem empregados, o estágio contou com 18 (dezoito) alunos de 14 (quatorze) OM, que tiveram instruções teóricas e práticas, conduzidas pelos especialistas de Material Bélico da 2ª Cia Sup / 9º B Sup.

 

Como parte do estágio, além das instruções no 9º B Sup, os militares visitaram o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Campo Grande, unidade de elite da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, responsável por ações policiais de alta complexidade com especialistas em negociação, tiro de precisão e detonação de explosivos encontrados em todo o território sul mato-grossense. Na oportunidade, os estagiários travaram contato com equipamentos modernos; aprenderam técnicas de abordagem, identificação e neutralização; e conheceram o emprego do raio X portátil e do canhão disruptor na destruição de artefatos explosivos.

 

O estágio foi concluído com detonações práticas no campo de instrução do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º B Eng Cmb), em Aquidauana-MS, onde os militares puderam aplicar seus conhecimentos em cenários reais, executando detonações controladas e minimizando os riscos. Esse treinamento prático visou a desenvolver a confiança e as habilidades necessárias para enfrentar situações de alto risco envolvendo explosivos.

 

Dessa forma, o 9º Grupamento Logístico, por meio do 9º B Sup, capacita militares na remoção e destruição de artefatos explosivos, aumentando a operacionalidade do EB, colocando-o como ator de elevada capacidade de emprego na defesa e preservação da Fronteira Oeste. Pantanal!

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página