Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Distintivo
Início do conteúdo da página

Distintivo

Publicado: Segunda, 04 Outubro 2021 14:42 | Última Atualização: Quinta, 04 Julho 2024 18:15 | Acessos: 45

                                                              

Considerações iniciais.

Este Grande Comando Logístico solicita a aprovação do DOM do 9º Gpt Log. O DOM proposto difere dos demais distintivos de Grupamento já existentes e fundamenta-se no fato de que este Grupamento possui uma organização singular que o distingue dos demais.

 

Descrição heráldica do DOM do 9º Gpt Log.

“Escudo peninsular português, filetado de dourado e debruado de preto. Chefe cingido por cotica de ouro, cortado de vermelho e de azul-celeste por filete deste metal.

Sobre o chefe repousa, de branco contorneado de dourado, a designação da OM: '9º GPT LOG'.

Campo principal terciado em faixas, a primeira de vermelho, a segunda de amarelo e a terceira de cinza-aço; ostenta um perímetro de elipse na vertical, de vermelho, brocante sobre as três faixas; em abismo, o símbolo de Logística, de vermelho.

As figuras que carregam o escudo são falseadas de ouro em seus detalhes e contornos.” 

 

Interpretação heráldica do DOM do 9º Gpt Log.

“ As cores (esmaltes) vermelho (goles) e azul-celeste (blau) do chefe do escudo, quando apresentadas em justaposição, revivem o esplendor dos uniformes que assinalaram nossos feitos d' armas desde os tempos coloniais e, por isso, representam, heraldicamente, o Exército Brasileiro, denotando, respectivamente: vitória com sangue e lealdade.

O branco para tecidos (panos/crepes), ou prata (argento) para metais; na designação da OM vincula-se, dentre outros significados heráldicos, à firmeza de propósitos e à obediência, que são virtudes inerentes aos militares do Exército Brasileiro.

O dourado (jalne) dos filetes destaca o poder e a autoridade, remetendo-se a estas características indeléveis da Força Terrestre.

A cor vermelha da primeira faixa, também é a representativa (juntamente com a cor branca) do Serviço de Saúde e alude, além da virtude já mencionada, à caridade e à benignidade, tão próprias que cuida dos serviços dos doentes e feridos e é identificado pela cruz vermelha sobre um campo branco.

A cor amarela é a representativa do Serviço de Intendência e carateriza a constância do apoio logístico exercido por seus integrantes que, como se sabe, deve ser ininterrupto para proporcionar o sucesso das operações.

O cinza-aço é o representativo do Quadro de Material Bélico e, heraldicamente, corresponde ao chumbo e ao ferro, próprios dos materiais bélicos. Vincula-se à obstinação de seu pessoal em manutenir os armamentos e equipamentos para proporcionar, à tropa, as melhores condições de emprego.

O símbolo da logística: uma corrente fechada, na forma hexagonal, com elos encadeados, prende-se aos conceitos de união, de integração dos esforços e de trabalho conjunto, sendo que cada elo representa uma das principais atividades da logística operacional: pessoal, saúde, transporte, suprimento, manutenção e construção.

O perímetro da elipse caracteriza o escalão operacional: Grupamento, e transmite a ideia de ajuntamento dos meios necessários para o eficaz apoio logístico.

Diante do simbolismo inserido neste Distintivo de Organização Militar, seus integrantes sentem-se honrados em ostentar, no peito, o brasão do 9º Grupamento Logístico e, certamente, preservarão as tradições e a memória dos feitos daqueles que os antecederam”.

Fim do conteúdo da página