Histórico do 9º Gpt Log
Os Grandes Comandos Logísticos visam a adoção de uma estrutura logística, em situação de normalidade, capaz de evoluir rapidamente, para uma estrutura em situação de crise e/ou conflito armado; dissociando-se das Regiões Militares, que por sua vez, deixarão de ter encargos logísticos, orientando suas missões para as atividades administrativas, territoriais, de pessoal e de mobilização.
Em 11 de outubro de 2012, a Port nº 873/Cmt Ex criou e ativou o Núcleo do 9º Grupamento Logístico (Nu 9º Gpt Log).
A alvorada da nova estrutura logística da Força Terrestre deu-se no dia 28 de janeiro de 2013, data em que foi ativado o Nu 9º Gpt Log, sendo designado pelo Comandante Militar, como Comandante, o Cel Cav Aloisio Lamim.
Em 5 de fevereiro de 2013, foi realizada a passagem de subordinação do 18º B Log, do 9º B Sup e do Pq R Mnt/9, para o Nu 9º Gpt Log, passando a executar, respectivamente, as atividades de transporte, de suprimento e de manutenção.
No dia 2 de janeiro de 2014 ocorreu a mudança de subordinação do Nu 9º Gpt Log, da 9ª RM para o CMO.
A Port Nr 487/Cmt Ex, de 23 de maio de 2014, criou e ativou o 9º Gpt Log.
Em junho de 2014, foi ativada a B Adm Ap/9º Gpt Log e, em 11 de dezembro de 2014, foram ativadas as duas últimas organizações militares diretamente subordinadas: Núcleo do 9º Batalhão de Saúde e Núcleo da 9ª Companhia de Pessoal.
Com suas OM logísticas implementadas, o 9º Gpt Log iniciou seus trabalhos de experimentação doutrinária, identificando e implantando processos, na busca constante pela racionalização dos meios, visando proporcionar a logística na medida certa às operações na área do Comando Militar do Oeste.
Redes Sociais