Apronto Operacional
9º GRUPAMENTO LOGÍSTICO REALIZA APRONTO OPERACIONAL PARA OPERAÇÃO RORAIMA
Campo Grande (MS) – Em 12 de janeiro, como parte da preparação para o deslocamento estratégico de um esquadrão de cavalaria mecanizado do Comando Militar do Oeste, o 9º Grupamento Logístico realizou o aprestamento da tropa que conduzirá o transporte dos meios para a cidade de Porto Velho-RO, contribuindo para o esforço planejado e coordenado pelo Comando Logístico (COLOG), no contexto da Operação Roraima.
Para cumprir a missão, o 9º Gpt Log constituiu o Destacamento Logístico Guaicurus, cuja missão será conduzir um comboio de 89 (oitenta e nove) viaturas, percorrendo a distância aproximada de 2.200 Km, em 6 dias de deslocamento entre a capital sul mato-grossense e Porto Velho. Como suporte ao deslocamento, 4 destacamentos logísticos auxiliares foram pré-posicionados nas localidades de Rondonópolis, Cáceres, Vilhena e Ji Paraná, de modo a prestarem o apoio logístico de alimentação, abastecimento de combustível, alojamento e manutenção das viaturas.
Constituído por 142 (cento e quarenta e dois) militares do Comando Militar do Oeste e reforçado por mais 28 (vinte e oito) militares do Comando Militar do Sul, perfazendo um efetivo total de 170 (cento e setenta) militares, o Dst Log Guaicurus realizará o deslocamento de 28 (vinte e oito) viaturas blindadas (6x VBR Cascavel, 8x VBTP-MR Guarani e 14x VBMT Guaicurus) as quais serão entregues à 1ª Bda Inf Sl para a constituição do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec).
O apronto operacional contou com a presença do Gen Luiz Fernando Estorilho Baganha, Comandante Militar do Oeste; do Jorge Augusto Ribeiro Cacho, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, do Gen Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira, Chefe do Estado-Maior do CMO; do General Abelardo Prisco de Souza Neto, Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do Cel Vinícius Gonçalves Souza, Comandante do 9º Grupamento Logístico, os quais passaram em revista à tropa formada.
Como complemento, desse importante deslocamento coordenado pelo Comando Logístico (COLOG), o CMA realizará o transporte dos meios do CMO a partir de Porto Velho, empregando o modal fluvial até Manaus e novo deslocamento rodoviário até a capital roraimense.
Com essa demonstração de operacionalidade, evidenciada pelo alto grau de aptidão atingido pela tropa, o que a torna capaz de cumprir suas missões e contribuir para um esforço de guerra, o 9º Gpt Log reafirma seu compromisso em estar sempre preparado para sustentar a defesa e a preservação da fronteira oeste. Pantanal!
Redes Sociais