Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático do 9º B Sau
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático do 9º B Sau

  • Publicado: Sexta, 03 Dezembro 2021 15:29
  • Última Atualização: Sexta, 03 Dezembro 2021 15:29

Alinhamento de Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático do 9º Batalhão de Saúde em alinhamento com a ONU

Campo Grande (MS) – Buscando alinhar as técnicas com o que preconiza a ONU em relação as Tropas de Saúde, o 9º Grupamento Logístico, por intermédio do Núcleo do 9º Batalhão de Saúde, realizou um Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT), para 28 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Organizações Militares do Comando Militar do Oeste, no contexto da Operação Santa Barbara do Oeste.

Realizada no Campo de Instrução de Betione, a instrução foi dividida entre teórica e prática para contemplar a 1ª e a 3ª fases do APHT. Em um primeiro momento, os instruendos passaram por uma ambientação de saúde no Teatro Operacional, com noções de Primeiros Socorros e Cadeia de Evacuação Médica. Posteriormente foram conduzidos para Oficinas Práticas de avaliação do ferido em combate, sendo apresentado aos instruendos uma instalação de Saúde Operacional de 2º Escalão: Posto de Atendimento Avançado – PAA orgânico do Núcleo do 9º Batalhão de Saúde.

No dia seguinte, os instruendos passaram pela Pista de Progressão de Resgate sob Fogo (Care Under Fire) simulando uma zona de confronto, com Armas de Airsoft Elétrica, com Equipamentos de Proteção Individual, e um manequim com articulações e peso real, representando a vítima. Durante o trajeto, os instruendos fizeram o reconhecimento do local, técnicas de segurança da equipe e da vítima, retração da vítima para um local coberto e abrigado, os primeiros socorros imediatos no terreno e retração do ferido até uma área segura. Seguindo para a evacuação aérea do ferido, onde foi treinado a fixação da maca na aeronave, monitorização dos sinais vitais, com uma simulação de intercorrência médica grave para ser revertida pelos instruendos.

A Pista de APHT contou com o apoio da Base Área de Campo Grande, do Hospital Militar de Área de Campo Grande e do 3º Batalhão de Aviação do Exército, que apoiaram com os instrutores e os equipamentos necessários para a realização das oficinas práticas e os instrutores capacitados em saúde operacional e as aeronaves para a simulação das evacuações.

9º Grupamento Logístico: Prontidão Logística na Fronteira Oeste

Exército Brasileiro: Braço Forte, Mão Amiga!

registrado em:
Fim do conteúdo da página